top of page
PT
EN
Logo Biohorta - 2021_v17.png

"Ensinando você aprende.
Ajudando, você só não ajuda o outro, como também a si mesmo!”
                                                                     Carina Biagi

Logo museu da cana - final.jpg

    O Museu da Cana nasceu para abrigar um dos mais importantes patrimônios históricos de nossa região, mas além da sua importância histórica, desde a sua abertura vem exercitando de forma diária seu compromisso com a sociedade. 
   Em oito anos de funcionamento, os trabalhos com a cultura, a educação, memória e meio ambiente resultaram em ações fortemente ligados a sociedade como forma de colaborar com o bem-estar comunitário acompanhando as necessidades frente as diversidades socioculturais em que vive.
   Assim, como forma de ampliar seus projetos em 2022 e, acompanhando as mudanças necessárias frente à pandemia, a Horta Solidária do Museu da Cana, expande sua atuação através da criação do projeto “BioHorta” que servirá para atender com alimentos saudáveis e de qualidade, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, na região de Sertãozinho.
   O projeto Biohorta além da doação de alimentos frescos, também é um instrumento pedagógico e cultural para as atividades de educação ambiental, trazendo reflexões sobre os modos de produção e de consumo saudável e ético. Será também um espaço para colaboração, troca de saberes e de estímulos para o encontro com o outro, por meio dos Saraus Culturais mensais. 
   A proposta do projeto é contribuir com alimentos, mas também discutir de forma prática a regeneração ambiental e a convivência harmoniosa entre Pessoas, Arte e Natureza.

    O Museu da Cana alinhado com os museus contemporâneos, tem entre suas missões auxiliar o indivíduo e a coletividade a expandirem conhecimento, valores e princípios éticos, que sejam geradores de atitudes positivas e responsáveis frente à melhoria da qualidade de vida pessoal e social, e de um sólido compromisso com as gerações futuras.
   Todas essas ações objetivam potencializar a utilização do patrimônio cultural sob guarda do Museu da Cana, no desenvolvimento e aprimoramento dos indivíduos, agregando novos valores à relação museu, sociedade e meio ambiente.

    O projeto BIOHORTA, foi viabilizado por meio de uma parceria com a plataforma de financiamento coletivo “Benfeitoria”. Teve como parceiros as empresas Droga Raia e Drogasil por meio do fundo “Todo Cuidado Conta”, mais uma rede virtuosa de doadores amigos e solidários ao projeto, que por meio de doações viabilizaram sua realização. 
   Este engajamento coletivo para alcançarmos nossa meta financeira, fez toda a equipe envolvida na realização do projeto Biohorta constatar que todo nosso esforço vale a pena quando não estamos sozinhos. Somos muito gratos a toda esta rede de doadores. 

Reunião BiohortaSob Jatobá.jpeg

Projeto Biohorta

O Museu da Cana nasceu para abrigar um dos mais importantes patrimônios históricos de nossa região,...
Assim, como forma de ampliar seus projetos em 2022, a Horta Solidária do Museu da Cana expande sua atuação através da criação do projeto “BIOHORTA”.

SAIBA MAIS.

Vista aerea Museu da Cana

Implantação e Execução

Nos meses de fevereiro e março 2022, inicia a construção da horta com os conceitos da agricultura regenerativa,....

SAIBA MAIS.

Colheita e Doação

O Museu da Cana conta com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Sertãozinho (SP), para o plantio da Biohorta, com doações de 1.000 mudas em março e julho de 2023....

SAIBA MAIS.

27-09-23 Acão educativa Biohorta crianças (12).jpg

Ação Educativa Ambiental

O Projeto Biohorta Museu da Cana, objetiva a doação de alimentos frescos, como também é um instrumento pedagógico....

SAIBA MAIS.

Sarau

Dia 12 de março, celebramos o Sarau matinal do Projeto Biohorta no Museu da Cana....

SAIBA MAIS.

realização

co-realização

  • foursquare.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

@museudacana

Acompanhe nas redes sociais

bottom of page