top of page
PT
EN
Logo Biohorta - 2021_v17.png

"Ensinando você aprende.
Ajudando, você só não ajuda o outro, como também a si mesmo!”
                                                                     Carina Biagi

Logo museu da cana - final.jpg

Implantação e Execução

IMPLANTAÇÃO

Nos meses de fevereiro e março de 2022, o Museu da Cana inicia a implantação de seu Projeto Biohorta, com a contratação da @flor.e.ser.solucoes.ecologicas empresa representada por Isaías dos Reis, responsável pela elaboração e coordenação do projeto e, de Lucas Sancho que acompanhará a implantação do projeto, baseado na agricultura regenerativa, incorporando técnicas de manejo da Biodinâmica.

Vista aerea Museu da Cana.jpg

Vista aérea Museu da Cana.

Horta-Inicio construção Fev 2022.jpeg

Horta - Inicio construção Fevereiro de 2022.

Projeto Biohorta, 03/03/2022.

Cobertura de solo, dia 03/03/2022.

Foto aérea do Projeto Biohorta 2022

Projeto Biohorta.

EXECUÇÃO

1 - Técnica do Manejo:

O projeto Biohorta, em sua 1ª etapa de execução em fevereiro de 2022, baseado no sistema de agricultura regenerativa, iniciou com a correção do solo, montagem de canteiros, cobertura do solo e aquisição de um sistema de irrigação. Todas as ações são orientadas pelos princípios ecológicos da Cooperação: estratégia maior da natureza para a sua permanência.

Nesta fase, além dos recursos captados via plataforma Benfeitoria, recebe doação de produtos e serviços da Empresa Raízen, que forneceu bagaço de cana e torta (resíduos vegetais), da Fazenda Vassoural com esterco para adubação e da família Dandaro do sítio vizinho do Museu que ofereceu a grade para arado do solo e, muitas outras pequenas contribuições que engrandecem ainda mais o projeto, que nasceu com o desafio de contribuir para a saúde do solo, gerando alimentos saudáveis, essenciais para a convivência harmônica entre homem e natureza.

Essa semana, toda equipe do Museu se reuniu para o manejo no controle de tiririca (Cyperus rotundus L.) e cobertura do solo dos canteiros da BIOHORTA. A energia dessa dinâmica grupal (mutirão) une o homem, a terra, a água, animais e cosmos no organismo agrícola.

A cobertura de solo, busca manter uma lógica natural, que observamos na natureza. Essa cobertura ajuda na ciclagem de nutrientes, permitindo que as plantas obtenham nutrientes com a decomposição de folhas, galhos, etc. Preserva a umidade e também a macro (minhocas, insetos) e micro vida (fungos, leveduras e bactérias) do solo em harmonia favorecendo a regeneração deste ambiente.

🌱“O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água o clima e a nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio” (Ana Primavesi).

2 - Irrigação e Plantio de mudas:

Em maio de 2022 foi inaugurado o sistema de irrigação do Projeto Biohorta, do Museu da Cana, para o preparo do plantio das primeiras mudas com as instruções os alunos e professor @pedrolucasdemoraissancho do programa #jovemagricultordofuturo, que com carinho e dedicação deixaram a horta do Museu uma lindeza!

 

Instalada a nova irrigação agora chegou a hora do plantio, em 30 de maio de 2022, para este momento contamos com a especial ajuda da turminha do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, parceria entre o Museu e o SENAR Sertãozinho (SP), sob a supervisão dos professores Pedro Lucas Sancho e Iara Carolina Penariol, já foram plantadas aproximadamente 1500 mudas de verduras e hortaliças.

Ação Educativa na Biohorta do Museu da Cana, os alunos do ensino fundamental I, da "Escola Municipal Prefeito Amadeu Luis Margutti", de Santa Cruz das Palmeiras SP. Foram recebidos pelo professor Eudóxio Gomes, que explicou sobre o solo, a compostagem e plantas companheiras, plantas que se "ajudam" nos canteiros e plantio.

realização

co-realização

  • foursquare.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

@museudacana

Acompanhe nas redes sociais

bottom of page