

_baixa_resolucao.jpg)
Projeto Biohorta


O Museu que não serve para a vida, não serve para nada”
Mario Chagas

Implantação e Execução
IMPLANTAÇÃO
Nos meses de fevereiro e março de 2022, o Museu da Cana inicia a implantação de seu Projeto Biohorta, com a contratação da @flor.e.ser.solucoes.ecologicas empresa representada por Isaías dos Reis, responsável pela elaboração e coordenação do projeto e, de Lucas Sancho que acompanhará a implantação do projeto, baseado na agricultura regenerativa, incorporando técnicas de manejo da Biodinâmica.

Vista aérea Museu da Cana.

Horta - Inicio construção Fevereiro de 2022.

Projeto Biohorta, 03/03/2022.

.jpg)
.jpg)
Cobertura de solo, dia 03/03/2022.

Foto aérea do Projeto Biohorta 2022

Projeto Biohorta.

Início plantio - Maio de 2022

Início plantio - Maio de 2022

Início plantio - Maio de 2022

Início plantio - Maio de 2022

Início plantio - Maio de 2022

Horta - Pé de Laranja da Persa

Horta - Pé de Laranja da Persa

Horta - Pé de Laranja da Persa

Foco parte da Horta Março 2022
EXECUÇÃO
1 - Técnica do Manejo:
O projeto Biohorta, em sua 1ª etapa de execução em fevereiro de 2022, baseado no sistema de agricultura regenerativa, iniciou com a correção do solo, montagem de canteiros, cobertura do solo e aquisição de um sistema de irrigação. Todas as ações são orientadas pelos princípios ecológicos da Cooperação: estratégia maior da natureza para a sua permanência.
Nesta fase, além dos recursos captados via plataforma Benfeitoria, recebe doação de produtos e serviços da Empresa Raízen, que forneceu bagaço de cana e torta (resíduos vegetais), da Fazenda Vassoural com esterco para adubação e da família Dandaro do sítio vizinho do Museu que ofereceu a grade para arado do solo e, muitas outras pequenas contribuições que engrandecem ainda mais o projeto, que nasceu com o desafio de contribuir para a saúde do solo, gerando alimentos saudáveis, essenciais para a convivência harmônica entre homem e natureza.
Essa semana, toda equipe do Museu se reuniu para o manejo no controle de tiririca (Cyperus rotundus L.) e cobertura do solo dos canteiros da BIOHORTA. A energia dessa dinâmica grupal (mutirão) une o homem, a terra, a água, animais e cosmos no organismo agrícola.
A cobertura de solo, busca manter uma lógica natural, que observamos na natureza. Essa cobertura ajuda na ciclagem de nutrientes, permitindo que as plantas obtenham nutrientes com a decomposição de folhas, galhos, etc. Preserva a umidade e também a macro (minhocas, insetos) e micro vida (fungos, leveduras e bactérias) do solo em harmonia favorecendo a regeneração deste ambiente.
🌱“O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água o clima e a nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio” (Ana Primavesi).

Manejo retirada das tiriricas

Manejo retirada das tiriricas

Manejo retirada das tiriricas
2 - Irrigação e Plantio de mudas:
Em maio de 2022 foi inaugurado o sistema de irrigação do Projeto Biohorta, do Museu da Cana, para o preparo do plantio das primeiras mudas com as instruções os alunos e professor @pedrolucasdemoraissancho do programa #jovemagricultordofuturo, que com carinho e dedicação deixaram a horta do Museu uma lindeza!
Instalada a nova irrigação agora chegou a hora do plantio, em 30 de maio de 2022, para este momento contamos com a especial ajuda da turminha do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, parceria entre o Museu e o SENAR Sertãozinho (SP), sob a supervisão dos professores Pedro Lucas Sancho e Iara Carolina Penariol, já foram plantadas aproximadamente 1500 mudas de verduras e hortaliças.

Plantio com SENAR

Plantio com SENAR

Plantio com SENAR

Plantio com SENAR
realização

co-realização

projeto selecionado

apresentação




apoio
