PT
EN
Logo Biohorta - 2021_v17.png

O Museu que não serve para a vida, não serve para nada”
                                                                     Mario Chagas

Logo museu da cana - final.jpg

Projeto Biohorta

Horta Solidária - Projeto Biohorta

O Museu da Cana nasceu para abrigar um dos mais importantes patrimônios históricos de nossa região, mas além da sua importância histórica, em 8 anos vem exercitando de forma diária, o compromisso com a sociedade, nos trabalhos com cultura, educação, memória e meio ambiente.

 

Assim, como forma de ampliar seus projetos em 2022, a Horta Solidária do Museu da Cana expande sua atuação através da criação do projeto “BIOHORTA”.

Intenciona unir a distribuição de alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar, a educação ambiental e reflexões sobre os modos de produção e de consumo saudável e ético.

Apresentação Biohorta, 10/02/2022.

Projeto Biohorta - Museu da Cana 10/02/2022.

Reunião Biohorta

Reunião à sombra do Jatobá, árvore mais frondosa do Museu da Cana, para planejamento do novo projeto BIOHORTA com as coordenadoras: @luciamonteiroleite e Liliana Heck, os responsáveis pela implantação @isaias_dos_reis e @pedrolucasdemoraissancho

 

Equipe: @flor.e.ser.solucoes.ecologicas e Gilvan Pacheco e José da Silva da Equipe Museu da Cana.

Reunião Biohorta sob Jatobá, 24/02/2022.

O Museu da Cana em agradecimento a cada um que pode construir para a realização da projeto BIOHORTA, está entregando um mimo preparado com carinho para presentear à todos que nos fizeram acreditar que vale à pena quando não estamos sozinhos.

 

Somos muito gratos a toda esta rede de doadores que viabilizaram a realização do projeto.

Bihorta - Sacola Ecobag.

Presente entregue por Maria Esteves, gestora do projeto Biohorta aos benfeitores que contribuíram para o projeto.

No dia 03/03/2022, a implantação do Projeto Biohorta no Museu da Cana, segue um cronograma sob a responsabilidade da empresa FLOR E SER - Soluções Ecológicas, incluindo o croqui desenhado por @Isaías_dos_reis que ilustra em planta baixa a horta, desenvolvida com base na agricultura regenerativa, incorporando técnicas de manejo da Biodinâmica.

Projeto Biohorta.

Projeto Biohorta, 03/03/2022.

Essa semana, toda equipe do Museu de reuniu para o manejo no controle de tiririca (Cyperus rotundus L.) e cobertura do solo dos canteiros da BIOHORTA. A energia dessa dinâmica grupal (mutirão) une o homem, a terra, a água, animais e cosmos no organismo agrícola.

 

A cobertura de solo, busca manter uma lógica natural, que observamos na natureza. Essa cobertura ajuda na ciclagem de nutrientes, permitindo que as plantas obtenham nutrientes com a decomposição de folhas, galhos, etc. Preserva a umidade e também a macro (minhocas, insetos) e micro vida (fungos, leveduras e bactérias) do solo em harmonia favorecendo a regeneração deste ambiente.

 

“O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água o clima e a nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio” (Ana Primavesi).

Cobertura de solo, dia 03/03/2022.

realização

co-realização

projeto selecionado

apresentação

apoio

  • foursquare.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

@museudacana

Acompanhe nas redes sociais