• Visita guiada Presencial.

O visitante é mediado pelos monitores a conhecer uma imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico, onde funcionou uma das primeiras industrias de  preservado para abrigar o Museu da Cana.
O acervo do Museu da Cana é composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho.
As visitas presenciais seguem todos os protocolos de segurança e com a obrigatoriedade de uso de máscaras.
Horário: terça a sexta-feira 9:00h as 16:00h.

  • Exposição: “A Mão que Alimenta” da ADDA – Associação de Desenvolvimento e Divulgação das Artes.

Obras de 12 artistas, contem pinturas e esculturas, que retratam a vida no campo dos trabalhadores rurais e nossa herança cultural agrícola.

Curadoria compartilha entre os artistas (Toni Watenabi, Suzana Duchini, Cristina Ravagnani, Leila Qualio, Fabio Hoga).

Esta mostra foi idealizada em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Cravinhos e conta também com apoio da Prefeitura Municipal.

 

Presencial:

Quarta a Sexta e aos domingos das 9:00h as 16:00h, vai até 07/07.

Local da exposição: Sede administrativa (casa vermelha) do Museu da Cana.

Virtual: Redes sociais e site institucional.

  • Exposição: "História da cana de açúcar".

A exposição descreve a trajetória histórica da cana-de-açúcar no Brasil e no Mundo, compreende desde a metade do século XVI ao século XX. 

Local da exposição: Sala da Ensacação - Museu da Cana.

Terça à sexta das 09h às 16h.
Domingo das 09h às 16h.
Virtual: Redes sociais e site institucional

  • Exposição: "Museu vai à Escola - Tradição das Festas Juninas".

Quem não quer retornar aos tempos de ir às festas Juninas, uma das mais esperadas festas tradicionais de todo o Brasil, cheia de cores, quitutes, fogueira, brincadeiras que reúne a família amigos e vizinhos?
Infelizmente, em razão da pandemia provocada pela COVID-19, esse ano não haverá a festa novamente, mas isso não significa que mesmo em casa e com as crianças, não se possa criar um clima junino e resgatar a cultura caipira, destaca o folclore, e decorar com as típicas bandeirinhas coloridas que enfeitam a festa.

O Museu da Cana pensando nisso, em parceria com a Secretária da Educação da cidade de Pontal-SP realizou durante o mês de maio a ação “Museu vai a escola: tradições das festas juninas”, em que mais de 400 alunos do terceiro ano do ensino fundamental de Pontal SP participaram, envolveu professores e coordenadores, e cada criança pintou e rabiscou suas próprias bandeirinhas, para formar a mais colorida e alegre exposição de Festa Junina no Museu da Cana.
Exposição aberta para visitação até o final de julho.
Local da exposição: Sala da Ensacação do Museu da Cana.

Acompanhe nas redes sociais

  • foursquare.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • TripAdvisor - White Circle

Museu da Cana

Fazenda Engenho Central - Pontal - SP