top of page
PROGRAMAÇÃO MUSEU DA CANA

Abril 2024

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – Visita Guiada

  • Acervo Histórico do Museu da Cana

O visitante encontra no local a imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico, preservado para abrigar o Museu da Cana. O acervo do Museu da Cana é composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho Central de Sertãozinho.

Horários: de terça-feira a sexta-feira e aos domingos 9:00h as 16:00h.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA – Visitantes espontâneos

1 - Exposição:  "História da Cana de Açúcar"

A exposição apresenta de forma cronológica, o trajeto da cana-de-açúcar no Mundo e no Brasil.
 

A Exposição apresenta 16 painéis com ilustrações e textos sobre o percurso histórico da cana-de-açúcar, desde o início de seu cultivo na Nova Guiné em 8.000 a.C., até a sua chegada em terras paulistas pelas mãos de Martin Afonso de Souza por volta de 1500, e segue até o século XX.

Os painéis foram doados ao Museu da Cana pelo Grupo Colorado. Os conteúdos e curadoria foram criados pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach).
 

Exposição na opção virtual no site do Museu da Cana.

Acesse: https://www.museudacana.org.br/exposicao-virtual

 

Local Físico: Sala do Ensaque - Museu da Cana
Terça à sexta e aos domingos das 09h às 16h

Visita Agendada para Grupos Escolares

Com educadores especializados na área da história e pedagogia, o Museu da Cana recebe a visita agendada de alunos do ensino fundamental I e II. A visita monitorada pedagógica interativa, na qual os alunos têm acesso aos produtos derivados da cana (açúcar, gomo de cana, garapa), com objetivo de enriquecer a compreensão e o aprendizado sobre o modo de produção do açúcar no Engenho Central.
Abordados os temas trabalhados em sala de aula para alunos do ensino médio, como evolução industrial, formação e geração econômica, antropologia da sociedade rural, entre outros temas a serem propostos pelo professor.

Horários: terça-feira a sexta-feira e aos domingos 9:00h as 16:00h.
Agendamento: WhatsApp (16) 99740-5008  educativo@museudacana.org.br

  • Atividades do Quintal do Museu

Local: Pátio histórico do Museu da Cana

Durante o mês de abril, serão realizadas atividades para o público infantil:

Oficinas:

1 - Criando engenhocas

 A engrenagem é um dispositivo muito comum, principalmente na área industrial, já que sua função é fazer com que os mais diversos processos e sistemas funcionem perfeitamente. Elas são amplamente utilizadas em máquinas e mecanismos para transmitir movimento e energia de uma parte para outra. Desempenham um papel fundamental, e estão presentes e preservadas nos maquinários da linha de produção do açúcar da Usina Schmidt.

Datas da oficina: 07, 14 e 28 de abril -  9:30h às 11h e 14h às 15:30h.

 

2 - Oficina de grafismo e pintura natural
A oficina de grafismo indígena e pintura natural, oferece uma oportunidade para aprender e praticar técnicas de arte inspiradas nas tradições dos povos indígenas. Os participantes exploram símbolos e padrões significativos na cultura indígena, enquanto também aprendem a usar pigmentos naturais e materiais orgânicos para criar suas obras de arte. Essa atividade tende a preservar e promover a rica herança artística dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que incentiva a criatividade e a conexão com a natureza.
Data da oficina: 21 de abril -  9:30h às 11h e 14h às 15:30h.

ENTRADA GRATUITA

Aviso: Para segurança de todos, em caso de chuva a programação poderá ser alterada e divulgada nas redes sociais @museudacana

PROGRAMAS SOCIAIS, EDUCATIVOS E AMBIENTAIS

1. PROJETO BIOHORTA – Museu da Cana

 

O Projeto Biohorta, tem como o objetivo maior, o trabalho social às famílias vulneráveis em situação alimentar, adicionando ações para estimular a consciência do meio ecológico, produção sustentável e consumo saudável.

Além da colheita e doação de alimentos frescos, também é um instrumento pedagógico e cultural para as atividades de educação ambiental, trazendo reflexões sobre os modos de produção e de consumo saudável e ético.

 

No mês de abril, a Biohorta terá período de manutenção do solo, correção dos canteiros e plantios.

 

As colheitas e distribuições previstas para o mês de abril para as instituições assistenciais de Sertãozinho/SP: CRAS, Amigos Solidários e Albergue.

Conheça mais sobre o projeto: https://www.museudacana.org.br/biohorta

Maiores informações:

Museu da Cana
(16) 3497-5008
(16) 99740-5008 - WhatsApp​

Acompanhe nas redes sociais

  • foursquare.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • TripAdvisor - White Circle

Museu da Cana

Fazenda Engenho Central - Pontal - SP

bottom of page