13ª Primavera de Museus

Através da temática proposta pela “13ª Primavera de Museus” foram realizadas atividades que contextualizassem o tema proposto com as ações pedagógicas interativas usando o próprio acervo histórico do Museu da Cana e suas memórias.

Roda de conversa: abertura da Exposição: “Engenho Central um processo de transformação”.

Atividade: Realizada uma roda de conversa sobre os maquinários e toda a linha de produção do Engenho Central, e logo após a abertura da exposição “Engenho Central: um processo de transformação” que relata em imagens o processo de conservação e restauro aplicado pelos alunos participantes do projeto “Zeladoria do Patrimônio – Museu da Cana”. Curadoria: Clark S. Alves / Tamiris dos Reis.

Data: 24 e 26 de setembro

Apresentação Teatral: “Projeto Colhendo Memórias”

Atividade: : atividade educativa para fomentar visitação especializada ao Museu da Cana, localizado em Pontal, estado de São Paulo. Unindo cultura e educação em uma experiência que conta com esforço sinérgico para preservação do patrimônio imaterial manifestado no entorno do Museu.

Data: 25/09

Visita guiada: “Conhecendo a reserva técnica do Museu”.

Atividade: Ação em que os visitantes realizaram visita na reserva tecnica do Museu, localizado na destilaria, e tiveram contato com os acervos e conheceram o trabalho que é feito de catalogação, pesquisa e higienização do Museu da Cana.

Data: 27/09

Domingo no Museu, dia 29 foi o encerramento da semana da 13ª Primavera de Museus com programação temática no Quintal do Museu com muitas atividades:

- Oficina de carimbo de tecido;

- Oficina de perna de pau com materiais recicláveis, acrobacias e palhaçaria;

- e uma novidade para a criançada conhecer a história da cultura sertaneja e do berrante com a Berranteira Edilane.