top of page
Português
English

21ª Semana Nacional de Museus


21ª Semana de Museus e programação 15 a 21 de maio

21ª Semana de Museus com o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

Nesta 21ª edição ressaltamos o papel fundamental dos museus na contribuição para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades, em seu papel fundamental como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.




16/05/2023 - Conhecendo a BIOHORTA

Conhecendo a Biohorta do Museu da Cana, os alunos do ensino fundamental I da escola EMEF Mario Pedro, de Pontal/SP foram recebidos pela equipe do educativo do museu, que explicaram sobre a horta regenerativa contribuindo o meio ambiente sustentável, resultando em alimentação saudável.




17/05/2023 - Roda de Conversa “Sustentabilidade de Museus”

Encontro virtual com gestores de museus e da área da cultura da região de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pontal e São Simão conversando sobre a "Sustentabilidade dos museus em suas ações e programas".



18/05/2023 - Palestra: "Meio ambiente e a indústria da cana de açúcar: uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente em meio a produção industrial do açúcar" (capa e fotos anexos)

Palestra com discussão sobre os trabalhos desenvolvidos com as temáticas: educação ambiental, restauração de matas e biodiversidade com Larissa Ferranti Ferreira- Egra Ambiental da Usina Raízen e Pedro Lucas Sanches, Arquiteto e Urbanista.



19/05/2023 - Exposição de Alexandre Sanchez Abertura da exposição com obras do pintor Alexandre de Braz Sanchez, renomado pintor contemporâneo, apresenta suas obras com temas como a natureza, o cotidiano e a complexidade das emoções humanas em suas pinturas.

A exposição de Alexandre no Museu da Cana é uma oportunidade imperdível para quem aprecia a arte contemporânea e deseja se conectar com as emoções e reflexões que as obras do artista inspiram.

A mostra é uma homenagem à diversidade e criatividade que os museus podem proporcionar à sociedade, e a importância da arte como uma forma de expressão e comunicação que transcende barreiras culturais e linguísticas.



19/05/2023 - Palestra Autocuidado na adolescência e saúde mental Palestra com terapeuta holística Francislene de Oliveira sobre “Autocuidado na adolescência e saúde mental”, reuniu jovens do Município de Pontal, SP, para participarem.

Especializada em tratar dores, ansiedade e depressão.

Após detectar as causas dos desequilíbrios, remédios naturais e vibracionais irão promover grande conforto e energia para a realização das mudanças pessoais, auxiliado com massoterapia, práticas físicas, respiratórias e meditativas para a instalação e manutenção do novo eu.



21/05/2023 - Plantio de mudas e Oficina de Móbile

O encerramento da 21ª Semana Nacional de Museus com plantio de mudas de arvores, passeio pela área de preservação permanente do Museu da Cana e oficina de mobile com elementos naturais, com o educador de artes Eudóxio Gomes.


Comentários


bottom of page