Biohorta

Projeto

O projeto BioHorta foi planejado a partir da Horta Solidária do Museu da Cana, diante da necessidade em atender centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar frente à pandemia em 2020, na região de Sertãozinho, No início de 2022, a horta amplia esse propósito com base na agricultura regenerativa. Incorpora técnicas de manejo da biodinâmica, adicionando ações para estimular a consciência do meio ecológico, produção sustentável, consumo saudável e ético.

E desde então, vem atuando também, como instrumento pedagógico e cultural para as atividades de educação ambiental, trazendo reflexões sobre os modos de produção e de consumo saudável e ético. Esse projeto visa ainda, e estimular ações práticas de regeneração ambiental e de convivência harmoniosa entre Pessoas, Arte e Natureza.

Implantação

O Museu da Cana inicia a implantação de seu Projeto Biohorta, no inicio de 2022 com a contratação da empresa @flor.e.ser.solucoes.ecologicas, representada por Isaías dos Reis, responsável pela elaboração e coordenação do projeto e, de Lucas Sancho na coordenação junto ao funcionário contratado para os cuidados diários na agricultura.

Execução

Na fase inicial do projeto, a Biohorta recebeu doações de vários parceiros, desde produtos da Empresa Raízen, como bagaço de cana e torta de filtro (resíduos vegetais); da fazenda vizinha, a Vassoural, forneceu esterco de gado para adubação, e da família Dandaro, proprietária do sítio ao lado do Museu, ferramentas e maquinários para arar o solo e muitas outras importantes contribuições que engrandeceram ainda mais o projeto, que nasceu com o desafio de restaurar a saúde do solo, para gerar alimentos frescos, saudáveis, e essenciais para a convivência harmônica entre homem e natureza.

Técnica do Manejo

Correção do solo, montagem de canteiros, cobertura do solo e aquisição de um sistema de irrigação. Todas as ações são orientadas pelos princípios ecológicos da Cooperação: estratégia maior da natureza para a sua permanência.

​Controle de tiririca (Cyperus rotundus L.) e cobertura do solo dos canteiros da BIOHORTA. A energia dessa dinâmica grupal (mutirão) unem o homem, a terra, a água, animais e cosmos no organismo agrícola.

​A cobertura de solo, busca manter uma lógica natural, que observamos na natureza. Essa cobertura ajuda na ciclagem de nutrientes, permitindo que as plantas obtenham nutrientes com a decomposição de folhas, galhos, etc. Preserva a umidade e também a macro (minhocas, insetos) e micro vida (fungos, leveduras e bactérias) do solo em harmonia favorecendo a regeneração deste ambiente.

Irrigação e plantio de mudas

Em maio de 2022 foi inaugurado o sistema de irrigação para o preparo do plantio das primeiras mudas de hortaliças. O sistema foi implantado com as instruções de Pedro Lucas Sancho junto aos alunos do curso Jovem Agricultor do Futuro, parceria entre o Museu da Cana e o SENAR Sertãozinho (SP).

Após a irrigação, dias depois inicia-se o plantio, também com a turma do curso SENAR, sob a supervisão dos professores Pedro Lucas Sancho e Iara Carolina Penariol. Foram plantadas aproximadamente 1500 mudas de verduras e hortaliças.

Ação Social – Colheitas e Doações (períodos anuais de fevereiro a dezembro)

A colheita para doação de hortaliças vêm sendo realizada desde 2º semestre de 2021, pelo projeto “Horta Solidária”, e a partir de fevereiro de 2022, estendeu para o programa Biohorta, alcançando até 300 famílias /mês, viabilizado no início, por uma parceria formada por uma plataforma de financiamento coletivo “Benfeitoria”. Teve como parceiras as empresas Droga Raia e Drogasil por meio do fundo “Todo Cuidado Conta”, somado a uma rede virtuosa de doadores amigos e solidários ao projeto, mediante doações que viabilizaram a sua realização.

Este esforço coletivo nos permitiu alcançar os recursos necessários para a execução desse projeto. O que confirma que todo o esforço vale a pena quando não estamos sozinhos. Somos muito gratos a toda esta rede de doadores.

Entre os anos de 2023 e 2024, foi possível dar continuidade na manutenção dos canteiros, na colheita e doações de alimentos da Biohorta do Museu da Cana, um programa social para atender as famílias em vulnerabilidade alimentar na região de Sertãozinho, com o apoio, colaboração e parceria do Willian Domingos, vereador do Município de Sertãozinho e voluntário na Associação dos Amigos Solidários, através da verba parlamentar municipal desta cidade.

Ação Educativa Ambiental

O Programa é também instrumentos pedagógico e cultural para as atividades de educação ambiental, trazendo reflexões sobre os modos de produção e de consumo saudável e ético com público de alunos do ensino fundamental, idosos e crianças das instituições Sociais de Sertãozinho (SP), recebidos pelo professor Eudóxio Gomes, que de maneira lúdica, explica sobre o solo sadio, compostagem e que são as “plantas companheiras” ou plantas que se “ajudam” nos canteiros e plantio.

Acesse o site do projeto e confira todas as informações:

Ouça as músicas criadas exclusivamente para o Colhendo Memórias:

Últimas Visitas ao Projeto Verdear

Apresentação em Vídeo

Educador Eudóxio Gomes, responsável pelas ações educativas do projeto.